sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Lucro sustentável


A sustentabilidade entrou definitivamente na agenda das empresas que atuam no País e já é percebida como fator essencial na relação delas com os diversos públicos de interesse". A afirmação consta na pesquisa "A cadeia da sustentabilidade - Uma pesquisa sobre visões e práticas de empresas brasileiras que impactam o futuro do planeta", realizada em abril pela consultoria empresarial Deloitte Touche Thomatsu, com 115 empresas que atuam no Brasil.

Na ordem do dia, o Desenvolvimento Sustentável transforma o perfil das empresas e oferece ótimas oportunidades para interessados em contribuir para um mundo mais justo

Do total das organizações analisadas, 47% apontaram que sua atividade principal impacta diretamente o meio ambiente (53% são do setor industrial). No entanto, 78% das empresas pesquisadas adotam práticas de sustentabilidade, como a reciclagem de resíduos, sendo que 80% delas garantem separar os materiais gerados dentro da própria organização.

Para o sócio-líder para a Indústria de Consumo, Varejo e Transporte da Deloitte, Altair Rossato, a pesquisa mostra que a crise econômica não causou impacto nas decisões de investimento das empresas em relação às suas ações sustentáveis, o que era temido quando a crise foi deflagrada em 2008. Pelo contrário, 19% das entrevistadas afirmaram que a crise teve um efeito positivo no investimento delas em sustentabilidade. "Esse resultado sinaliza que o consumidor está revendo a gama de produtos a serem comprados e, assim, a sustentabilidade passa a constituir um dos itens avaliados na escolha do produto", explica Rossato.

Segundo ele, a tendência é que cada vez mais as organizações otimizem suas cadeias produtivas com foco na redução de custos e no aumento dos impactos positivos de práticas sustentáveis. A constatação abre um precedente cada vez mais evidente no mundo dos negócios: está interessante investir na criação de empresas que ofereçam produtos ou serviços ecologicamente e socialmente corretos no mercado. "Os negócios sustentáveis, ecologicamente corretos e o mercado limpo são novos nichos de mercado e apresentam franca ascensão no mundo.

Acredito que cada vez mais a sociedade irá precisar de alternativas não poluentes, de produtos certificados e ecologicamente corretos para cumprir a sua parte na construção de um mundo mais saudável e igualitário. Portanto, sem sombra de dúvidas, é muito interessante investir em negócios que atendam essas necessidades", afirma a diretora da Setor 3 Consultoria, empresa especializada em gestão corporativa, responsabilidade socio-ambiental e gestão de organizações do Terceiro Setor, Janaína Nogueira Muller.

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