quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Você entregaria a sua contabilidade a um Designer?


Os micros e pequenos empresários ao pensar em abrir o seu próprio negócio não estão preocupados com alguns fatores importantes para o sucesso do empreendimento. Fatores esses que podem prejudicá-lo a médio e longo prazo.

A falta de informação faz com que muitas empresas cometam erros infantis, cuja correção vai demandar tempo e investimento.

Entendo que ainda falta informação mais clara para esse público. Mas hoje com a internet essas informações não deveriam estar mais acessiveis?

Porque ainda existe tantos empreendedores sem essa informação? 

Como podemos ajudar? Como contribuir de maneira correta e mais simplificada para que esses erros sejam cada vez menores e tragam menos prejuízos para os micros e pequenos empresários?

Será que trabalhar melhor o conhecimento dos Contadores, que na maioria das vezes é a primeira pessoa a ser procurada por quem quer abrir uma empresa? Acredito que eles desconheçam dessa etapa. Como e quando fazer?

Trata-se de um processo importante para as empresas e levar ao conhecimento desses profissionais a importâncias de orientar seu cliente a procurar os profissionais certos para cada etapa do processo seria uma alternative. Até porque, em muitos casos, não generalizando. Eles não investem em um planejamento de marketing ou muito menos em um símbolo gráfico, cores, tipografia, para criar sua própria identidade.
Trata-se de um processo importante para as todas as empresas, inclusive a dele.

Pesquisando em redes sociais de empreendorismo, revistas do setor, SEBRAE, comunidades, entre outras fontes de informação, me fizeram constatar que todo empreendedor que busca abrir uma empresa procura, em primeiro lugar, o Contador. Justamente por fazer todo o procedimento de abertura e ter o registro do CRC, que mantém convênios com consultorias especializadas (via internet) para acompanhar com precisão as mudanças continuas das Leis e Decretos referentes a empresa, funcionários, impostos, etc. O profissional ainda possui know-how suficiente para orientar o empreendedor a preencher os documentos corretos, formulários, contrato social, entre  todos os demais itens necessários para o bom andamento do negócio.

O segundo é o Advogado, necessariamente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e que neste caso deveria ser o responsável pelo Contrato Social, Contratos com prestadores de serviços, contratos de aquisição, contrato de trabalho dos funcionários, dentre outros. Muitas empresas de contabilidade de médio e grande porte possuem um Advogado interno. Mas a grande maioria trabalha com escritórios parceiros para dar um auxílio nessa etapa. Ou, muitas vezes, acabam utilizando um formato
de contrato padrão (um modelo pré-pronto, onde se muda apenas os dados necessários), o que não se adequa à realidade individual e específica de cada empresa. Assim acabam não contratando o Advogado para orientar e pulam uma etapa importante do processo, contribuindo com problemas futuros e prejuízos ainda maiores.

Uma micro e pequena empresa não tem muita margem para errar. O tiro tem de ser certeiro. A concorrência é grande, com muitas opções de consumo, além de concorrentes diretos e indiretos que dificultam ainda mais o crescimento. O capital não é muito e o risco é grande. Muitos colocam em jogo todo o dinheiro que guardaram durante anos e o empregam no sonho de ter o próprio negócio, esquecendo que para ser empreendedor não se pode ser amador. É necessário criar sua própria identidade. 
Encurtar caminhos podem levá-lo a prejuízos incalculáveis, gerando insatisfação, depressão financeira e falta de motivação.

Pensando nesse histórico, acredito que podemos mudar tal cenário propondo uma maneira diferente de orientar o empreendedor. Ele não pode mais arriscar, como o exemplo de uma marca famosa de refrigerantes, que nasceu em uma época de pouco consumo e baixa concorrência, com pouca informação e poucos profissionais especializados.

Coca-Cola foi criada em 1886 pelo amigo e sócio de John Pemberton, inventor do refrigerante. Frank Robinson era contador e auxiliou o amigo em todo o processo de criação. O nome veio da fórmula da bebida que levava folhas de coca em sua composição, além de noz de cola e caramelo. Por isso, Robinson teria escolhido o nome Coca-Cola, composto pelas duas principais matérias-primas do refrigerante.
E, deu a forma do logotipo com base em sua própria caligrafia, gerando o símbolo e toda identidade do produto. Mas com o tempo muitas coisas mudam, chegam novas informações, mais conhecimento e inovações. Deixando o passado envelhecido para modernizar e manter-se atualizado para o mercado. A fórmula mudou, chegou formato da garrafa tradicional e o símbolo gráfico também sofreu atualizações sutis. Justamente porque o símbolo das empresas, ou logotipos,  também envelhecem. O slogan sofreu mudanças ao decorrer do tempo expressando cada momento da marca.

Para quebrarmos esse paradigma vamos propor uma reflexão.

Você entregaria a sua contabilidade a um Designer?

Um designer conseguiria orientar sua empresa nas questões contábil ou Jurídica com precisão?

O seu Contador ou Advogado, não generalizando, não possuem esse conhecimento e muitas vezes não sabem a importância para o NOME e do logotipo ideal para o seu negócio.

Muitos não orientam você a fazer uma pesquisa prévia junto ao INPI para verificar se o nome é passível de registro, para evitar futuros conflitos com outros negócios no mesmo segmento. O nome para uma marca de sucesso tem sua importância, precisa ser de fácil pronúncia. tornando-o mais fácil para o consumidor recordar. Ele reflete o estado da marca, sua estratégia comercial e POSICIONAMENTO. Seguindo como base seu público-alvo, mercado-alvo, concorrência que vão influênciar na criação dessa IDENTIDADE.

O desenho ou formatação desse símbolo (logotipo) está atrelado a uma história e trará significados. Com base em seus atributos, benefícios e atitudes. Na minha opinião todo negócio precisa de uma IDENTIDADE, iniciando por um símbolo gráfico (logotipo).
Tudo ficará diferente para o seu crescimento.

O conhecimento de um profissional especializado influência na criação do seu logotipo e de toda identidade do seu negócio, propondo um conceito visual mais coerente e alinhado a estratégia do negócio. O símbolo
será o diferencial para representar seu negócio, tornando-se o principal ponto de contato com o seu consumidor.

Pois, o ser humano enxerga: forma + cores + nome = memória visual. 
Faça o exercício abaixo. Você consegue identificar que marca é essa?



Quem estuda o consumidor e sua psicologia, assim como a metáfora e a semiótica, vai saber onde e quando usar essa técnica em prol de resultados efetivos para o seu negócio. Propondo a sua empresa uma indentidade forte, marcatante e única. Contribuindo com o sucesso e diferenciação do seu negócio.

Se não descobriu qual é a marca, talvez esteja desconcetado do mundo. Pois, essa marca virou sinônimo de pesquisa, informação, busca e tornou-se essencial na vida de todos. Hoje é uma das grandes marcas do mundo. Lembrou?

Helio Moreira
www.newgrowing.com

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