segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Credibilidade, valor da marca ou contar apenas com a sorte. Qual sua opção?


Nos mercados mais maduros a concorrência pesada está trazendo sérios prejuízos. Seja para quem contrata ou para quem é contratado. Essa afirmação tem duplo sentido.
A proposta é fazer você refletir no que busca para o seu escritório/empresa. Seja na expectativa de prosperar com os negócios, prospectar bons clientes ou para contratar um ótimo profissional. Ambos exigem tempo, planejamento, investimento e uma marca forte. 

Olhando para o seu empreendimento, qual sua visão para os próximos cinco anos? Credibilidade? Valor da marca?
Mas como conquistar o mercado sem investimento? Sorte?
Essa é uma via de mão dupla. Portanto, não conte com a sorte.

Essas perguntas fazem parte do nosso dia a dia. Porém, não podem ser deixadas de lado. O Brasil mudou, os olhares estão voltados para nós. Seja os mercados, clientes ou profissionais, ambos estão em busca de uma referência que vai lhe trazer resultado. Portanto, monte sua estratégia e invista. Por onde começar?

Existem algumas etapas para abrir ou manter a solidez do seu negócio. Não preze apenas pela qualidade no atendimento, diferencial de produtos/serviços, tecnologia, maquinário, decoração, beleza arquitetônica e ponto comercial. Isso é necessário, mas existem outros investimentos tão importantes quanto esses e que podem trazer resultados em curto prazo, como a comunicação da sua marca. Procure tangibilizar o intangível, ou seja, o cliente está disposto a investir em uma marca que lhe traga credibilidade e segurança.
Os profissionais também busca conquistar seu espaço, abrir portas e tornar-se parte integrante de uma empresa sólida e competente. Esses fatores farão com que os profissionais procurem por uma marca que reúna todos esses atributos. Quais são os seus?
Esse é um bom exemplo de mostrar que marca é um todo e tem que estar preparada para os clientes, como também para o público-interno e o mercado de maneira geral.

A credibilidade de um escritório/empresa pode vir a ser avaliada por sua carteira de clientes ou pelo número de casos de sucesso. Como por indicação ou pelo status e conquistas que a empresa apresentou em resultados. Mas comunicar-se bem será uma premissa importante para contemplar essas conquistas.

Portanto, procure planejar corretamente a estratégia da sua marca. Se você vai começar um negócio, Inicie pela escolha de um nome forte e que transmita sua essência, utilize uma nomenclatura que transmita os valores do seu negócio. Quais são as suas premissas básicas e seu conceito? Avalie e coloque no seu planejamento as características que podem ser atribuídas como diferenciais. Em seguida invista no que realmente irá ajudá-lo a diferenciar-se. 

Alguns fatores podem fazer a diferença na conquista de um novo cliente como profissionalismo e responsabilidade. Mas talvez ainda não tenha passado pela cabeça do empreendedor que o escritório/empresa, assim como qualquer outra atividade no mercado, necessita de uma identidade, uma marca na qual seus atuais e os futuros clientes possam associar o trabalho desenvolvido ao seu negócio.

Você já investiu na imagem do seu escritório/empresa? Não ignore as tendências do mercado capazes de mexer totalmente com a percepção do consumidor e da própria empresa, propondo impactos e retornos a médio e longo prazo. Seja para criar uma identidade visual para seus produtos/serviços que acaba de nascer, ou ainda, renovar identidades e torná-las mais atuais dentro da dinâmica do mercado. Esse é o processo evolutivo e natural da marcas que buscam inovação e crescimento intensivo. Podemos dizer que são sinais para superar e transformar um mercado que aos poucos investe nesse diferencial.

E por mais que os empreendedores ainda possuam restrições, saber apresentar-se de forma clara e profissional é algo que difere um negócio do outro. Pois, o consumidor tem sua forma de identificação conceitual, verbal e visual, enxergando em primeiro lugar o visual através do SÍMBOLO (Forma) + CORES (PERSONALIDADE) + NOME = sendo a primeira experiência de contato. Pode parecer simples, mas se falarmos do Mac Donald's, Nike, Coca-cola sem dúvida vem em primeiro lugar o símbolo dessas marcas em sua cabeça. Estou certo? 

A importância de investir na hora certa na identidade da sua marca, atentando-se para a adequação da realidade do seu mercado e público-alvo fará toda uma boa diferença. Alinhe seu negócio e não esqueça da sua marca. Com o tempo vai sentir a diferença.

Não esqueça também de criar um plano de comunicação e estratégias que com o tempo tornarão sua marca ainda mais atraente.

Helio Moreira
www.heliomoreirabranding.blospot.com

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