quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Como fazer um bom logotipo para seu negócio?

No último post do blog LUZ http://blog.lojadeconsultoria.com.br/inspiracao/20-logos-imperdivei..., inserimos nossos logos favoritos e convidamos os leitores a discutirem conosco quais os melhores!


Leandro Njaine Borges - No Portal da Revista EXAME PME


Como um profissional da área, expressei minha opinião abaixo:



Gostei do tema e abordo constantemente o mesmo em meu blog. Como nosso colega Paulo de Sá comentou em seu BLOG: " você não entregaria sua contabilidade para um designer, certo?
Portanto, o conhecimento influência sim na criação de um logotipo e quando realizado por um profissional qualificado fica mais coerente e alinhado a estratégia do negócio. Seria a pergunta: Como você quer ser visto?
O símbolo é o diferencial para representar seu negócio, tornando-se o principal contato com o seu consumidor. Pois, o ser humano enxerga da seguinte forma: forma + cores + nome = memória visual. Quem estuda o consumidor e sua psicologia, assim como as metáfora e semiótica vai saber onde e quando usar essa técnica em prol de um resultado.

O nome para uma marca também tem sua importância, precisa ser de fácil pronúncia. tornando-o mais fácil para o consumidor recordar. Embora o nome seja necessário e neste caso também precisa de uma atenção especial, o mesmo segue uma hierarquia:

- Marca Corporativa (ex: GE, HP)  que utilizam siglas;
- Marcas famíliar (ex: Chevrolet, Budweiser) usam sobrenomes;
- Marca Individual (ex: camaro, Rufles) que aplica-se como sub-marca assinando um produto;
- Modificador (ex: i30, ix35). mescla de números e letras para atribuir diferenciais do produto e destacar uma categoria.

Tudo depende do estado da marca, sua estratégia comercial e POSICIONAMENTO. Seguindo como base seu público-alvo, mercado-alvo, concorrência, que vão influênciar na criação dessa IDENTIDADE. O desenho ou formatação desse símbolo está atrelado a uma história e trará significados. Com base em seus atributos, benefícios, atitudes, etc..Na minha opinião todo negócio precisa de uma IDENTIDADE, iniciando por um símbolo gráfico. Tudo ficará diferente para o seu crescimento.

Já desenhei muitas marcas e cada uma tem suas história e um posicionamento. Esses símbolos criados atendem a um perfil que é detectado em um levantamento preciso de informações relevantes que os Empreendedores (Diretores/Donos) buscam para gerar frutos. Hoje vejo empresas que crescem em estrutura, tecnologia, equipamentos e capital intelectual, investindo rigorosamente para não ficar para trás do seu mercado. Mas deixaram para traz sua marca, sua identidade, que continua envelhecida visualmente não mais remetendo ou acompanhando toda essa evolução. Poderia ser uma mentira, mas é a pura realidade.

Espero ter ajudado e estou aberto para debater o tema para ajudar nos colegas da rede a aprenderem mais sobre esse tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário