segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Veja cinco dicas para construir uma marca no setor de saúde


por Verena Souza
14/02/2011
Especialista fala ao Saúde Business Web sobre as dificuldades da propaganda no segmento e explica como enfrentá-las
Moreira: marca é construida ao longo do tempo. O público não a reconhece de uma hora para outra

Diferente de outros segmentos do mercado, as instituições de saúde têm de seguir um rigoroso código de ética na hora de construir uma marca. No entanto, o marketing na área de saúde é tão importante quanto em outras áreas para gerar visibilidade, clientes e se manter ativo no setor.
Quer ficar por dentro sobre tudo o que acontece no setor de saúde? Assine gratuitamente a nossa newsletter diária e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   Sem poder apelar para ofertas e descontos em relação aos serviços prestados ou mesmo divulgar a qualidade do trabalho de seus profissionais e premiações, os hospitais, clínicas e consultórios têm buscado cada vez mais agências especializadas em construção de marcas.
Recentemente, o branding e também o rebranding - processo de conceituação, construção, análise, definição e identificação da marca -, têm sido muito difundidos entre os empresários no segmento. "A única arma que eles têm para a autopromoção é criar uma marca que esteja alinhada ao planejamento da instituição", disse o diretor da NewGrowing Desing & Branding, agência especializada em design de marcas, identidade visual e estratégias de branding para micro e pequenas empresas, Hélio Moreira.
De acordo com Moreira, existem cinco passos primordiais que precisam ser seguidos:
  • faça um plano de negócio consistente, com o maior número de informações da concorrência, ponto comercial e público-alvo;
  • faça um planejamento prévio de comunicação com esse público e mercado-alvo; quebre paradigmas;
  • contrate um profissional para ajudá-lo a CRIAR uma IDENTIDADE para o seu negócio. Pois, não existe negócio sem identidade;
  • invista em profissionais e não jogue para o alto todo o investimento que fez na estrutura do consultório;
  • utilize as ferramentas certas de marketing. É fundamental criar uma comunicação que respeite as regras do CRO, um website consistente, um material impresso para divulgação com conteúdo correto, assim conseguirá atrair clientes fiéis ao seu trabalho.
"Esse processo é muito importante, pois a marca é algo que se constrói ao longo do tempo. O público não a reconhece de uma hora para a outra", explicou o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário