sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Matéria enviada por Luisa Pontes - Editora da Exame PME e administradora geral da rede social de EXAME PME.

Comentário na rede EXAME sobre meu post sobre o tema - Diagnóstico de posicionamento e design para PME. - Que vocês podem ler ao decorrer do blog.

Lendo isso, lembrei de uma reportagem que dizemos em 2006 sobre como o design poderia alavancar o crescimento de pequenas e médias empresas. Vejam um pedaço dela:
Bontempo | O design de armários de cozinha salvou a empresa da falência
Importar design foi a salvação da Bontempo, fabricante de armários de cozinha. A empresa decolou nos anos 70 com a produção de complementos para móveis de jardim, como colchões, almofadas e guarda-sóis. Ao tentar diversificar a produção para aumentar as receitas, partiu para a fabricação de móveis populares. Mas, como se tratava de um produto de baixa rentabilidade, o lucro dependia do volume de vendas. Por isso, a Bontempo tornou-se refém dos grandes magazines e por pouco não faliu. Na sua primeira visita a uma feira de design de Milão, no final dos anos 80, o empresário gaúcho Rosmar Stedile, de 49 anos, decidiu comprar o direito de produzir portas deslizantes para seus armários, que ainda não eram conhecidas por aqui. "Ao desembarcar no Brasil, os revendedores acharam a novidade esquisita", diz Stedile. "Como ninguém acreditou no sistema, investi em lojas próprias." Assim que o produto pegou no mercado, ele adotou as franquias para expandir os negócios. "Tirei a empresa do buraco", diz. O passo seguinte foi mandar uma equipe a Milão para desenvolver um sistema de pranchas recheadas com um tipo de papelão organizado em formato de casas de abelhas -- leves e resistentes como uma colméia de verdade. A inovação chegou num contexto cultural em que as cozinhas passavam a ser vistas como um espaço de convivência. Stedile usou a tecnologia para produzir armários para a casa toda. Com o aumento do interesse das famílias de classe média por cozinhas, a Bontempo acabou se destacando no mercado. O ciclo de crescimento trouxe 48 milhões de faturamento no ano passado, vindos de 30 lojas franqueadas.

Obrigado Luisa Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário