terça-feira, 17 de agosto de 2010

Branding e design são amigos e andam juntos

O branding irá construir e decidir a imagem e posicionamento proposto para a marca. O design vai passá-las de forma atraente, clara e tangível aos diversos públicos.
Por Gabriel Saul Maialli
A competição entre o branding e o design vem ganhando força no mercadode comunicação e marketing.
Isto acontece devido a confusão que as pessoas fazem entre os dois conceitos, e, principalmente, pela idéia de branding que algumas agências de design passam para o mercado.
Tal confusão não passa de um atraso para a disseminação do branding no Brasil; com estas distorções de conceito, fica ainda mais ?obscura? sua verdadeira importância e necessidade para as empresas.
Branding trata-se de um conjunto de ferramentas de marketing e comunicação voltados à construção e gestão estratégica de marcas, enquanto design é ferramenta de comunicação e marketing que, através de traços, cores e formas cria identidade visual para empresas, produtos e serviços.
Ou seja, design é uma ferramenta de suma importância dentro do branding. É ele quem tangibiliza toda a imagem e posicionamento da marca. Claro que dentro do design, assim como em qualquer profissão, existem maus profissionais, que fazem simplesmente identidades visuais e embalagens, falando que estão fazendo branding. E assim surge a ?rincha?.
Primeiro que identidade visual, embalagem, ou qualquer outro tipo de manifestação visual, que seja feita sem um propósito, não se pode chamar de design. O design não é apenas a preocupação com a estética visual, mas também com a mensagem e o resultado que aquela peça irá causar nas pessoas.
Muito menos se pode dizer que estão fazendo branding. Pois justamente é o branding que irá construir e decidir a imagem e posicionamento proposto para a marca, deixando a responsabilidade para o design de passá-las de forma atraente, clara e tangível aos diversos públicos.
Atualmente, onde a maioria dos mercados segue em direção a comoditização, cada vez mais o design se torna um diferencial competitivo e atrativo.
Será que a Apple ainda possui uma vantagem técnica sustentável? Depois que as máquinas começaram a utilizar Intel e Windows, pode-se dizer com certeza, que o design seja o grande, ou o único, fator de diferenciação.
Então, vamos parar de colocar esta ferramenta, importantíssima para a construção de marca, como uma vilã. O que devemos é saber identificar os ?picaretas? do design, que dizem fazer branding.
Um bom design dá conta do recado quando conhece o posicionamento da marca, mas branding não se faz sem design. [Webinsider

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