quarta-feira, 29 de julho de 2009

A importância de uma marca bem construída nas pequenas e médias empresas Por Hélio Moreira*

Por Hélio Moreira*

O processo de ter e estabelecer uma marca é muito mais aprofundado que apenas identificar uma empresa ou produto por meio de um símbolo ou pictograma. A marca atingiu um grau de maturidade em que os valores emocionais atribuídos a determinado produto ou serviço são relevantes para sua construção e manutenção.

Marcar, hoje, é criar valores intangíveis. Funciona como um acessório emocional que cria um sentimento de participação dos consumidores ou clientes e um sentido de qualidade mais elevada.

O sucesso de outrora de nomes como Mappin, Mesbla e até mesmo Gazeta Mercantil, jornal tradicional de alta credibilidade e que teve sua circulação interrompida no último mês de maio, deve-se, muito, ao que as empresas por trás destas marcas conseguiram construir e entregar a seu público. Não terem permanecido vivas fisicamente não muda o fato de que, como marcas, obtiveram sucesso. E continuam vivas na cabeça das pessoas que com elas tiveram algum tipo de contato.
É na mente dos consumidores que se forma a imagem de uma marca forte. Esta confiança acontece quando são propostos pela marca atributos que o mercado ou a sociedade desejam. E, ao chegar neste ponto, a marca passa a fazer toda a diferença na lucratividade de longo prazo de uma empresa. Nome e a imagem fortes são de extrema importância, porém, é mais do que sabido, até mesmo pelos cases citados acima, que sozinhos não garantem o sucesso do negócio. Um dos atributos valiosos para uma marca é justamente a garantia de continuidade da mesma e de sua qualidade, fatores que contribuem para um equilíbrio no valor de suas ações.
Notamos que muitas empresas têm como parte de sua estratégia de negócio a mudança de suas marcas, principalmente em momentos especiais, como no caso de fusões e aquisições, ou, até mesmo, para reposicionamento de imagem junto ao mercado. A percepção mais imediata aos olhos dos clientes é o grafismo – o novo logo, o design. A idéia é, por meio do investimento em redesenho, transmitir uma mudança significativa na empresa ou no produto/serviço que comercializa. Ou, ainda, apenas adequar a marca ao que já existia, mas não era transmitido de forma apropriada.

A marca é um “porto seguro” para minimizar a sensação de risco de compra por parte dos consumidores, posicionando a empresa ou produto frente aos concorrentes e mostrando missão, valores, diferenciais.

Assim, diferenciar-se com qualidade é uma das melhores estratégias para enfrentar o mercado e de extrema importância em situações de crise. Isso vale especialmente para as pequenas e médias empresas que, muitas vezes, não podem investir em uma comunicação mais agressiva, como propaganda, por exemplo. Nestes casos, o design é um grande aliado. Por meio de uma marca bem desenhada, que reflita os pontos fortes do produto e seja realmente dirigida ao público-alvo, o negócio pode ser alavancado. Trata-se de gerar impacto e transmitir sensações.

As pequenas e médias precisam ser reconhecidas. Para isso, não podem contar somente com a ferramenta ‘boca-a-boca’ e sim possuir uma identidade relevante. Portanto, aqui vai uma dica a você, empresário: invista em sua marca e fortaleça, por meio dela, o seu business. É um investimento acessível, principalmente porque pode ser realizado por etapas.

A identificação correta de questões como o mercado em que está inserido o negócio, concorrência, público-alvo, foco do produto ou serviço, entre outras, é imprescindível para o desenho de uma identidade personalizada, padronizada, atraente e eficaz. Portanto, o design de sua marca é algo complexo e não apenas um mero desenho. É, sim, um desenho com conteúdo em suas “entrelinhas”, com uma mensagem, e deve ser feito com base em pesquisa e estudos.

O planejamento de design para sua empresa deve ser feito com base no tamanho e possibilidades de verba da mesma, com foco em atingir as metas traçadas. Uma sacola de pães, por exemplo, pode ser a melhor propaganda da padaria. Afinal, vai circular pelo bairro nas mãos dos clientes.

O importante, sempre, é conversar com um especialista para orientá-lo nas suas decisões sobre marca. Não conte com intuições e nem se baseie nas ações do concorrente. Cada negócio tem um perfil e necessidades específicas. Com a ajuda de profissionais, certamente você vai encontrar e saber transmitir seus diferenciais de forma correta ao público-alvo.

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