quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sustentabilidade - Menos um carro.


O que é Menos um Carro?

Um projecto que se traduz num Movimento a favor de uma mobilidade mais sustentável.

O objectivo consiste em convidar cada pessoa a repensar a necessidade de utilização de viatura particular na cidade, dadas as alternativas e argumentos assentes na sustentabilidade.

Cada um deverá desejar ser Menos Um Carro!
Porque é um Ser mais consciente. Mais cívico.
A ideia nasce na Carris, empresa de transporte colectivo de passageiros que serve a Grande Lisboa, e intui uma sinergia de esforços, articulando o empenho de diferentes entidades, no sentido do alerta e da sensibilização para a mudança de atitudes e comportamentos no que respeita à realidade do tema.

Neste sentido, é criado este ponto de encontro online onde pode aceder a toda a informação no sentido de conhecer o porquê da urgência de uma mudança e perceber quais os reais benefícios em optar por uma mobilidade mais sustentável, quer seja do ponto de vista ambiental, do social, como do económico.

Aqui é possível aderir ao Movimento e conhecer o Índice de Mobilidade Sustentável (IMS), através de um questionário que permite aceder a determinado valor, e assim realizar até que ponto se materializa o comportamento quotidiano. Este registo, para além da demonstração do empenho individual, permite um acompanhamento personalizado (e anónimo) da progressão de resultados do IMS ao longo do tempo.

É importante que se compreenda que, neste momento, optar pela utilização de transportes colectivos não se cinge apenas a uma questão económica. A preocupação deve recair numa consciência ambiental e social partilhada. Deve estar presente e assente numa forma de estar mais informada e cosmopolita, seguindo e acompanhando os exemplos internacionais bem sucedidos.

Começamos pela Grande Lisboa, capital do país onde estão disponíveis os serviços da entidade impulsionadora – Carris -, mas ambicionamos a projecção e replicação do Movimento Menos um Carro por todo o país.

Contamos com o contributo de todos para partilhar informação sobre o tema. Estamos presentes nas redes sociais – Facebook e Twitter - porque queremos proximidade. Envolver as pessoas, perceber as principais barreiras e assim contribuir para facilitar o acesso de todos a uma melhor qualidade de vida na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário