terça-feira, 2 de junho de 2009

Como abrir um salão de beleza – Parte II

Como abrir um salão de beleza – Parte II

Atraindo clientes








Antes de montar o salão de beleza, é necessário criar estratégias para que as pessoas sejam atraídas para o negócio. O Sebrae elenca algumas perguntas básicas:

• O que você fará para atrair clientes?
• O que você fará para tirar clientes de seus concorrentes?
• O que você fará para compartilhar clientes com seus concorrentes?

As respostas para todas essas questões estão na observação das empresas existentes, pois é necessário aprender com quem já está fazendo. O proprietário de um salão novo não pode, de maneira nenhuma, imaginar que basta abrir as portas para os clientes virem. Osvaldo acrescenta a importância do concorrente nesse aspecto: “Conheça os pontos fortes e fracos de seus concorrentes. Isso vai lhe ensinar a fazer melhor do que ele”.

Como atrativo da clientela, é importante estar em dia com as novidades do mercado, seja em equipamentos, seja em produtos. Ter um programa de informática pelo qual o cliente pode visualizar como vai ficar com determinado corte ou penteado antes de fazê-lo é um diferencial.

Além disso, a tecnologia pode lhe ajudar a armazenar todas as informações sobre o cliente, como tintura ou cor de esmalte usadas da última vez que esteve no salão. Estas e outras informações serão um diferencial quando ele retornar desejando um retoque no cabelo com a mesma cor utilizada meses antes.

Equipe de trabalho

Além de formar uma equipe com profissionais competentes, é essencial que haja sincronismo entre eles. Para isso, é necessário fazer reuniões periódicas com todos, comunicar o que a empresa deseja de cada um, enfatizar a importância da qualidade no atendimento e ouvir cada profissional.

Há alguns proprietários de salão que combinam a administração do negócio com a função de cabeleireiro ou de manicure. Sobre isso, o consultor Osvaldo faz um alerta: “Não dá para ser artista e empresário.

Independentemente do tamanho do empreendimento, o ideal é pensar grande”. Para ele, o profissional conseguirá melhor resultado quando se concentrar numa atividade.

Decoração










Principalmente por ser um salão de beleza, o espaço deve oferecer uma decoração agradável, independentemente do tamanho do imóvel. Devem ser levados em conta: móveis, iluminação, objetos de decoração, entre outros itens.

Importância da marca

Em linhas gerais, a marca serve para diferenciar de seus concorrentes a empresa e facilitar a localização, a distinção e o processo de reconhecimento de seus produtos
e serviços.

“Ao ‘nascer’, toda empresa deveria ter como prioridade no planejamento a criação de logomarca ou logotipo. Não importa o tamanho nem o grau de investimento feito no ponto, na arquitetura ou nos materiais necessários. É importante ter marca e apresentação claras e direcionadas do tipo de negócio”, afirma Hélio Moreira, diretor da New Growing Design & Branding, agência de design especializada no desenvolvimento de marcas e identidade visual.

Para ele, alinhar o conceito do negócio com a criação do nome, do ambiente, da marca e da comunicação aumenta as chances de se diferenciar dos concorrentes; principalmente dos que não investiram nesse diferencial e que continuam sendo “salões de cabeleireiros de esquina”, que podem ter bons profissionais, mas não transmitem isso através da sua imagem.

Case de marca

As empresárias Gisa Senna e Aline Barreto, sócias do salão Gisa Senna, de São Paulo, procuraram a New Growing Design & Branding para o desenvolvimento da marca e atestam a eficácia da medida. “Nosso salão é novo, mas percebemos que a marca causa impacto: muitas pessoas ao passar na rua olham nosso logotipo e já entram no salão. Conseguimos aumentar o quadro de clientes rapidamente. Alguns clientes dizem que nosso logotipo é charmoso, moderno, criativo e simpático, o que combina com nosso salão”.

Artigo publicado originalmente na revista
Cabeleireiros.com
- Ano VII - nº 31. Texto: Márcia Britto.

Um comentário:

  1. Belo artigo, explicar como deve ser...e ajudou o trabalho que estou fazendo atualmente sobre salao de beleza.

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